O que é DAS MEI e como pagar?

E aí, empreendedores da beleza! Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) ou está pensando em se tornar um, é fundamental entender o que é o DAS MEI e como ele funciona. Mas relaxa, não precisa de um dicionário de termos fiscais para entender isso! 

Vamos explicar tudo de um jeito descontraído e fácil de entender. Então, pega aí um café, e vamos lá!

O que é DAS MEI?

Primeiro, vamos desvendar o mistério por trás do “DAS MEI”. DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. E basicamente é o nome para imposto que o MEI paga mensalmente para o governo. Mas calma, não precisa se assustar! É o imposto mais simples que existe, é fixo (não varia mês a mês), é barato e com ele em dia você tem acesso a muitos benefícios.

Quem Pode Ser MEI?

Antes de irmos fundo, é importante saber se você se encaixa nesse perfil. Temos um artigo completo sobre isso aqui: Profissional de beleza entenda tudo sobre o MEI. Mas já adianto aqui um pouquinho pra você os principais pontos:

  • Cabeleireiros, Manicures, Esteticistas e Barbeiros podem ser MEI 
  • Tem um limite de faturamento anual de 81 mil, uma média de R$ 6.750 por mês
  • E você não pode ter participação societária em outras empresas

Agora, para que serve?

Essa é a guia em que o MEI paga seus impostos e mantém seu negócio em dia com o governo. Pagando esse único imposto mensal você cumpre suas obrigações fiscais de forma descomplicada.

Então, para você entender melhor, quando criaram o MEI, a ideia era simplificar tudo. Imagine ter que lidar com um monte de documentos e guias de pagamento diferentes? Nada prático, né? É por isso que o DAS do MEI é como um “pacote completo”, onde você paga todos os impostos de uma vez só. É simples, direto e sem enrolação. E o melhor de tudo: mantém seu negócio formalizado e pronto para decolar!

Como emitir o DAS do MEI?

Olha, aqui vem a parte legal: a emissão é fácil e grátis! Você pode fazer isso pelo aplicativo da Beauty Fair (baixe aqui: iOS ou Android) na aba de serviço MEI Pro e ainda ser avisado todos os meses para não deixar nenhuma guia dessa ficar em atraso. Muito bom né?

Mas, caso prefira uma maneira complicada, que eu acho que não é o seu caso, você pode emitir pelo Portal do Empreendedor. Selecione a opção “Pague sua contribuição mensal” e siga as instruções seguintes.

  • Dica: Há dois serviços diferentes ao ir pelo portal, uma delas é o PGMEI, que é o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual. A outra é o PGDAS, que é o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É comum os MEIs usarem o PGMEI. Ele é mais direto ao ponto e fácil de usar.

Quanto custa?

Então como já falamos aqui, essa é uma boa notícia também, a mensalidade é fixa, não importa quanto você fatura. Pensando no MEI que presta serviços como o cabeleireiro, manicure e esteticista a mensalidade, o valor é R$75,60 por mês.

Esse valor só varia quando o salário mínimo sobe. Para ficar por dentro de todas as informações e novidades do MEI, siga aqui nosso Instagram.

Conclusão

Então empreendedores da beleza, agora vocês sabem o que é o DAS MEI e como lidar com ele. Manter suas obrigações fiscais em dia é a chave para o sucesso e com o MEI Pro, não tem erro, é um serviço grátis e pensado para você profissional da beleza. 

Com o imposto em dia, você pode se concentrar no que mais importa: ganhar mais dinheiro e brilhar no mundo da beleza! Se precisar de mais dicas ou orientações, entre no nosso grupo exclusivo do whatsapp para MEI da beleza.

Deixe seu comentário ou questão.